Você não possui cadastro?

Cadastrar
Curso de Aperfeiçoamento, Qualificação, e Certificação Profissional

Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis – Pós-pandemia 2020/2021 (CHIS)

Módulo 3: Execução prática de Projetos de CHIS na sua cidade

O assunto “Smart Cities” começa a ser observado e monitorado nas cidades por diversos grupos, entidades e cursos. Porém, a maior parte das discussões se concentram em questões tecnológicas (IoT, sensores, LEDs, centros de controle, entre outros) e não nos benefícios das tecnologias para os cidadãos. Por isso, este curso foca naquilo que é realmente importante para a qualidade de vida do cidadão em sua cidade. Portanto, os participantes obtêm, por meio do curso, projetos estruturantes para implementação prática em suas cidades de origem.

160h
R$ 3.950,00
Tenho Interesse

Objetivo do módulo

O curso foca na formação de um networking (comunidade de prática) ativo de profissionais interessados e atuantes no tema, visando futuros projetos conjuntos em cada cidade. O conteúdo prático objetiva o desenvolvimento de projetos reais, com destaque para o cidadão e não apenas a tecnologia. Professores com vasta experiência, envolvidos em projetos reais de execução em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Recursos metodológicos

Os cursos do E2D500 adotam um inovador modelo metodológico de aprendizagem ativa que é baseado em três pilares principais: a busca pelo conhecimento, a aprendizagem colaborativa e cooperativa, e o aprender-fazendo.

O capacitar-se na busca pelo conhecimento leva o estudante a estar habilitado a desenvolver-se tecnicamente e a ter uma percepção aguçada  das inovações em sua área de trabalho. O capacitar-se na aprendizagem colaborativa e cooperativa desenvolve no estudante as habilidades sociocomportamentais (soft skills) que atualmente - e cada vez mais - são exigíveis para o moderno mundo do trabalho, em que é preciso saber trabalhar em equipe, além de apresentar criatividade, boa comunicação verbal, objetividade e liderança. O aprender-fazendo desenvolve no estudante a percepção da efetiva e profissional integração da teoria com a prática, habilitando-o a ter percepção das necessidades do ambiente em que vive e usar as abordagens do Design Thinking para desenvolver produtos e processos criativos e inovadores.

Com duração de um ano, o curso é baseado no modelo de Aprendizagem Digital. Em cada disciplina, o(a) aluno(a) é avaliado tanto por sua atuação individual quanto por sua participação nos trabalhos desenvolvidos em grupo, em que é avaliado(as) pelo resultado final do trabalho e por seu desempenho individual. Na avaliação individual, por sua vez, é considerada a sua postura colaborativa e proativa em grupo.

Além das disciplinas aplicadas, neste curso, há um workshop presencial, imersivo e prático: cada grupo projeta um bairro local em uma das cidades-sede (São Paulo, Belo Horizonte ou Curitiba). Haverá suporte tutorial online e monitores especializados para todas as disciplinas. O objetivo é alcançar um projeto prático de fim de curso para a cidade-sede, com intensa interação presencial com os cidadãos e autoridades da cidade.

Público-alvo

Este curso é destinado aos profissionais que têm interesse ou habilidades nas seguintes áreas:

• Profissionais liberais: arquitetos, engenheiros, designers, advogados, administradores, planejadores e coachees

• Setor público: prefeitos, secretários municipais e estaduais, executivos estatais municipais e estaduais e membros do Legislativo e do Judiciário

• Setor privado: dirigentes de associações de classe, diretores e executivos de empresas fornecedoras, executivos do Sistema S e empreendedores 

• Educação: professores locais, formadores de executivos em todos os níveis e dirigentes escolares

• 3º Setor: associações de moradores, ONGs – OSs – OSCIPs, representantes da sociedade civil organizada tais como associações de bairro e grupos de interesse; cidadãos e pessoas físicas interessadas no desenvolvimento sustentável, ambientalistas, sindicatos e associações profissionais

Exigências técnicas

Para a participação no Módulo será necessário dispor de conexão à internet com equipamento e banda de comunicação suficientes para participar ativamente com áudio e vídeo nos eventos ao vivo (live) e nas demais interações.

Conteúdo do módulo

As disciplinas deste módulo visam o desenvolvimento de competências para a execução prática de projetos estruturantes de CHIS, capazes de promover a transformação nas cidades:

  • Preparando a execução: parcerias, governança e dinheiro (40h)
    Ministrada por: Gregório Varvakis e Tatiana Schreiner
     

Resumo: Como partir para a execução de projetos reais e achar os parceiros corretos? Quase sempre, o problema de uma cidade depende, para a sua solução, de diversos atores com interesses diversificados. Como envolvê-los? Onde está a verba para a execução de projetos complexos na cidade?

 

  • Cidades inclusivas: a questão social (40h)
    Ministrada por: Prof. Tomas Alvim e Estela Boiani 

Resumo: Apenas 24% dos habitantes das cidades são residentes de locais formalizados. O restante é “informal”. Como mudar esta realidade perversa no Brasil? Aprenda com exemplos de sucesso no exterior (Medellín, por exemplo) e no Brasil (case Fortaleza). A força econômica das comunidades carentes como produtoras e consumidoras de novos produtos e serviços.

 

  • Workshop prático em uma cidade-sede (40h)
    Equipe LabCHIS-UFSC

 

Resumo: Imersão no mundo real! Workshop prático e imersivo de uma semana e em tempo integral. Envolvimento de atores locais e definição de projetos estruturantes capazes de transformar um bairro ou região de uma cidade em um lugar mais humano, inteligente e sustentável.

 

Certificado

Ao  estudante que tiver aprovação em todas as unidades do Módulo 3 será concedido a destacada Certificação E2D500 com o "Certificado de Atualização em Implantação de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis"

 

​A aprovação nos três Módulos do curso levará à concessão do Certificado de "Capacitação Profissional em Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis"

Condições para matrícula

Para efetuar a matrícula é necessário:

● Ser maior de 18 anos.

● Possuir CPF válido.

● Cadastrar-se no Portal E2D500.

● Preencher os dados pessoais.

● Escolher o Polo das atividades presenciais.

● Indicar a concordância e o aceite quanto ao Termo de Compromisso.

● Proceder ao pagamento.

● Ter sido aprovado nos módulos 1 e 2 ou comprovar proficiência técnica nas áreas.

Você receberá informações de confirmação de pagamento e matrícula em seu e-mail.

Garanta sua vaga e seu lugar no mercado!

R$ 3.950,00
Tenho Interesse