Você não possui cadastro?

Cadastrar
Curso de Aperfeiçoamento, Qualificação, e Certificação Profissional

Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis – Pós-pandemia 2020/2021 (CHIS)

Módulo 1: Projeto de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis

O assunto “Smart Cities” começa a ser observado e monitorado nas cidades por diversos grupos, entidades e cursos. Porém, a maior parte das discussões se concentram em questões tecnológicas (IoT, sensores, LEDs, centros de controle, entre outros) e não nos benefícios das tecnologias para os cidadãos. Por isso, este curso foca naquilo que é realmente importante para a qualidade de vida do cidadão em sua cidade. Portanto, os participantes obtêm, por meio do curso, projetos estruturantes para implementação prática em suas cidades de origem.

160h
R$ 2.898,00
Tenho Interesse

Objetivo do módulo

Neste Módulo 1, aprenda a evolução histórica das cidades, desde a era medieval, passando por Paris, até os equívocos do século XX, que levaram à situação de crise nas cidades que vivemos hoje.
Entenda o impacto da crise do COVID-19 sobre a cidade. Identifique o novo conceito da Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (ou bairro) e como ele pode ser utilizado para promover a transformação na sua cidade, baseada em casos de sucesso em outros países.

Recursos metodológicos

Os cursos do E2D500 adotam um inovador modelo metodológico de aprendizagem ativa que é baseado em três pilares principais: a busca pelo conhecimento, a aprendizagem colaborativa e cooperativa, e o aprender-fazendo.

O capacitar-se na busca pelo conhecimento leva o estudante a estar habilitado a desenvolver-se tecnicamente e a ter uma percepção aguçada  das inovações em sua área de trabalho. O capacitar-se na aprendizagem colaborativa e cooperativa desenvolve no estudante as habilidades sociocomportamentais (soft skills) que atualmente - e cada vez mais - são exigíveis para o moderno mundo do trabalho, em que é preciso saber trabalhar em equipe, além de apresentar criatividade, boa comunicação verbal, objetividade e liderança. O aprender-fazendo desenvolve no estudante a percepção da efetiva e profissional integração da teoria com a prática, habilitando-o a ter percepção das necessidades do ambiente em que vive e usar as abordagens do Design Thinking para desenvolver produtos e processos criativos e inovadores.

Com duração de um ano, o curso é baseado no modelo de Aprendizagem Digital. Em cada disciplina, o(a) aluno(a) é avaliado tanto por sua atuação individual quanto por sua participação nos trabalhos desenvolvidos em grupo, em que é avaliado(as) pelo resultado final do trabalho e por seu desempenho individual. Na avaliação individual, por sua vez, é considerada a sua postura colaborativa e proativa em grupo.

Além das disciplinas aplicadas, neste curso, há um workshop presencial, imersivo e prático: cada grupo projeta um bairro local em uma das cidades-sede (São Paulo, Belo Horizonte ou Curitiba). Haverá suporte tutorial online e monitores especializados para todas as disciplinas. O objetivo é alcançar um projeto prático de fim de curso para a cidade-sede, com intensa interação presencial com os cidadãos e autoridades da cidade.

Público-alvo

Este curso é destinado aos profissionais que têm interesse ou habilidades nas seguintes áreas:

• Profissionais liberais: arquitetos, engenheiros, designers, advogados, administradores, planejadores e coachees

• Setor público: prefeitos, secretários municipais e estaduais, executivos estatais municipais e estaduais e membros do Legislativo e do Judiciário

• Setor privado: dirigentes de associações de classe, diretores e executivos de empresas fornecedoras, executivos do Sistema S e empreendedores 

• Educação: professores locais, formadores de executivos em todos os níveis e dirigentes escolares

• 3º Setor: associações de moradores, ONGs – OSs – OSCIPs, representantes da sociedade civil organizada tais como associações de bairro e grupos de interesse; cidadãos e pessoas físicas interessadas no desenvolvimento sustentável, ambientalistas, sindicatos e associações profissionais

Exigências técnicas

Para a participação no Módulo será necessário dispor de conexão à internet com equipamento e banda de comunicação suficientes para participar ativamente com áudio e vídeo nos eventos ao vivo (live) e nas demais interações.

Conteúdo do módulo

As disciplinas deste módulo contemplam o entendimento e o desenvolvimento de competências em tudo que está acontecendo de relevante nas cidades brasileiras e de outros países:

  • Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis pós pandemia (40h)
    Ministrada por: Eduardo Moreira da Costa 

 

Resumo: “O que deu errado?” As cidades evoluíram de vila medieval para Paris. Tornaram-se cidades para automóveis, com segregação das funções, moradia-lazer-trabalho em regiões diferentes da cidade. Como fazer para evoluir para uma cidade mais humana, inteligente e sustentável?

 

  • Tipologia e Cases Notáveis de CHIS Nacionais e Internacionais (40h)
    Ministrada por: Tadao Takahashi e Luiz Márcio Spinosa
     

Resumo: O movimento por melhorias reais na vida das cidades está vibrante em todo o mundo, mas ainda há poucos exemplos no Brasil. Quais são os cases mais marcantes? O que podemos aprender com o high-line em NYC, o @22 em Barcelona, a transformação de Medellín, na Colômbia, e com o Porto Maravilha, no Rio ou a “Pedra Branca” em Palhoça?

 

  • Desenvolvimento Baseado no Conhecimento, os “Commons” e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU 2030 (40h)
    Ministrada por: Roberto Carlos dos Santos Pacheco e Hans Van Bellen
     

Resumo: O desenvolvimento na era do conhecimento prometia ser mais inclusivo, com maior distribuição de poder e riqueza, mas a realidade aponta para o inverso. Como mudar esse cenário ainda desfavorável? O que realmente significa e qual a importância do Acordo de Paris e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU? Existem recursos internacionais para financiar projetos de enquadramento nos ODS2030? Como acessá-los?

 

Certificado

Ao  estudante que tiver aprovação em todas as unidades do Módulo 1 será concedido a destacada Certificação E2D500 com o "Certificado de Atualização em Projeto de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis"

Condições para matrícula

Para efetuar a matrícula é necessário:

● Ser maior de 18 anos.

● Possuir CPF válido.

● Cadastrar-se no Portal E2D500.

● Preencher os dados pessoais.

● Escolher o Polo das atividades presenciais.

● Indicar a concordância e o aceite quanto ao Termo de Compromisso.

● Proceder ao pagamento.

Você receberá informações de confirmação de pagamento e matrícula em seu e-mail.

Garanta sua vaga e seu lugar no mercado!

R$ 2.898,00
Tenho Interesse