Você não possui cadastro?

Cadastrar
Curso de Aperfeiçoamento, Qualificação, e Certificação Profissional

Tecnologia BIM na Engenharia

BIM na Engenharia - Módulo 3: EXPERT

Garanta o seu lugar no mercado 4.0! Curso majoritariamente realizado pela internet na modalidade e-learning. Os conteúdos são disponibilizados em plataforma online com vídeos e documentos relativos a cada tema. Além disso, por meio da internet existe o apoio constante de professores para interação assíncrona. O curso engloba, ainda, algumas sessões presenciais nos polos, um encontro de 8 horas a cada quatro semanas, quando são apresentados os trabalhos coletivos de cada disciplina e realizadas as avaliações. Os conteúdos são divididos por módulos temáticos e marcados pela aquisição de perfis profissionais em determinados momentos-chave do curso, o que permite ao aluno ter a clara noção de progressão. Todos esses temas são abordados com base no conceito de openBIM, proporcionando, por isso, um ensino em multiplataforma.

160h
R$ 3.800,00
Tenho Interesse

Objetivo do módulo

O curso tem o objetivo de inserir o profissional de Engenharia no vasto tema do BIM, desde a modelagem básica, utilização das diferentes dimensões BIM e coordenação de disciplinas, até os processos avançados de gestão de BIM. Dessa forma, o egresso do curso estará preparado para atuar no novo mercado 4.0

O aluno terá a oportunidade de aprender e utilizar os principais softwares de modelagem BIM, além de outras ferramentas específicas que contemplam as principais dimensões do BIM - “nD´s do BIM”: 

  • 3D- Modelagem
  • Compatibilização de projetos
  • 4D-Planejamento
  • 5D- Orçamentos e quantitativo
  • 6D-Eficiência Energética/Sustentabilidade
  • 7D-Facility Manageme 
  • entre outras

Recursos metodológicos

As diversas disciplinas estão organizadas e encadeadas segundo uma lógica de aprendizagem do básico para o avançado (1 a 3), contemplando conteúdos de modelação (A), conteúdos de trabalho colaborativo (B) e conteúdos de organização (C). Paralelamente, procuram abranger um vasto leque de temas intrínsecos ao BIM, desde a modelagem, documentação, colaboração, interoperabilidade, gestão de informação, planos de execução BIM, até as várias dimensões BIM (4D, 5D, 6D) etc. Cada disciplina caracteriza-se não pelas especificidades, mas por disponibilizar conteúdo, seja ele de aplicação mais operativa (software) ou de entendimento mais teórico, que, no seu conjunto, permite ao aluno adquirir competências e conhecimentos para se tornar um BIM Expert.

Os conteúdos são desenvolvidos com base em projetos reais,  e estes serão desenvolvidos pelos alunos de forma colaborativa. Para que isso seja possível, a NossoBIM utiliza de infraestruturas digitais como servidores BIM, plataforma de gestão online, aplicativos de comunicação à distância e compartilhamento de arquivo na nuvem, “construindo” e ”refletindo” um cenário exatamente como acontece em um projeto BIM trabalhado dentro das principais premissas da metodologia.

O programa de ensino une a teoria com a prática, colaboração, plataformas digitais de trabalho à distância, projetos reais e intensa comunicação entre alunos e professores. Estas premissas, que são trabalhadas desde o início do curso, possibilitam um ensino diferenciado e também um networking profissional sem distância limite. 

Público-alvo

O curso se destina aos interessados no setor de Engenharia, sejam estes profissionais do mercado ou estudantes que queiram conhecer área tão importante, com ou sem experiência em BIM e/ou ferramentas BIM.

Exigências técnicas

Para a participação no Curso de Tecnologia BIM na Engenharia será necessário dispor de conexão à internet com equipamento e banda de comunicação suficientes para participar ativamente com áudio e vídeo nos eventos ao vivo (live) e nas demais interações.

Conteúdo do módulo

Disciplina de Competências em Gestão da Informação em BIM

●   Gestão da Informação SOLIBRI
    ●    Disciplina ministrada por David Oliveira (autor) e Leonardo Manzione
 

Ao final dessa disciplina: Trabalho prático colaborativo

 

Disciplina de Competências em Plano de Execução (BEP – BIM Execution Plan)

●   Tema 1: Estado do conhecimento
    ●    Disciplina ministrada por José Carlos Lino (autor), Miguel Azenha (autor), Bruno Caires (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 2: Implementação prática
    ●    Disciplina ministrada por José Carlos Lino (autor), Miguel Azenha (autor), Bruno Caires (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 3: Information Delivery Manual (IDM)
    ●    Disciplina ministrada por António Aguiar Costa (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 4: Guias e Protocolos
    ●    Disciplina ministrada por António Aguiar Costa (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 5: Omniclass, Uniclass, ProNIC
    ●    Disciplina ministrada por António Aguiar Costa (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 6: Sistema Brasileiro
    ●    Disciplina ministrada por Eduardo Toledo Santos (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 7: Fases do Projeto
    ●    Disciplina ministrada por José Carlos Lino (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 8: LoD – Nível de Desenvolvimento
    ●    Disciplina ministrada por Eduardo Toledo Santos (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)

●   Tema 9: Perfil da Organização
    ●    Disciplina ministrada por José Carlos Lino (autor) e Daniel Moutinho (fóruns)
 

Ao final do módulo: Trabalho prático individual

 

Disciplina de Competências em Controle de Qualidade da Modelagem

●   Tema 1: Cultura da qualidade
●   Tema 2: Processos de análises e informação
●   Tema 3: Implementando um controle de qualidade eficiente
    ●    Temas ministrados por Leonardo Manzione
 

Ao final do módulo: Trabalho prático colaborativo

Certificado

A destacada Certificação E2D 500, em parceria com a organização europeia NossoBIM, será concedida ao estudante que concluir com aprovação este Módulo, com o título de "Certificado de BIM Expert".

A aprovação nos três Módulos levará à concessão do "Certificado de Capacitação Profissional em Tecnologia BIM na Engenharia"

Condições para matrícula

Os módulos devem ser cursados em sequência, sendo o módulo 1 pré-requisito para o módulo 2, e os módulos 1 e 2, pré-requisitos para o módulo 3. O interessado deverá apresentar a documentação solicitada no polo por ele escolhido, dentre a relação de polos constantes neste portal. 

Para efetuar a matrícula em cada módulo é necessário:

● Ser maior de 18 anos.

● Possuir CPF válido.

● Cadastrar-se no Portal E2D500.

● Preencher os dados pessoais.

● Escolher o Polo das atividades presenciais.

● Indicar a concordância e o aceite quanto ao Termo de Compromisso.

● Proceder ao pagamento.

●Ter sido aprovado nos Módulos 1 e 2, ou comprovar proficiência técnica nas áreas.

Você receberá informações de confirmação de pagamento e matrícula em seu e-mail.

Garanta sua vaga e seu lugar no mercado!

R$ 3.800,00
Tenho Interesse